domingo, 30 de janeiro de 2011

E o começo da monografia...

Bem galera, sei que ainda estamos de férias mas uma quase assistente social não descansa. Afinal, faltam 07 meses para a colação, 4 meses e meio para a entrega do trabalho de conclusão de curso e quase um mês para a volta as aulas.

Só de pensar nos prazos e nos cronogramas dá um nervoso enoooorme!!!

Iniciei hoje o sumário, corresponde a primeira etapa a ser realizada para a feitura do trabalho. é no sumário que o estudante faz um "esquema tático" dos assuntos que abordará, quais os capítulos, subcapítulos, e o que compõe cada parte. Daí, da para o orientador ter uma noção do que vai ser feito e orientar a respeito ( assim espero).

Feito o sumário, corrigido e conversado com o orientador, é a hora de definir o por onde começar. E olhe que não se começa pelo começo ( pela introdução). Já falei aqui, mas vou lembrar: A introdução é a parte que as pessoas primeiro leem, mas é a última a ser feita. Dentre s capítulos, a gente pode começar pelo que tem menos intimidade ( para aproveitar o gás do início) ou começar pelo que mais domina ( para se empolgar logo tratando). E isso não tem nada a ver com a organização/ disposição dos capítulos ao longo do trabalho. Pode-se começar pelo 3º capítulo, pelo 1º mesmo, pelo 2º... o importante é conectar os conteúdos e começar.

Ah, tô cheia de idéias... será que vou conseguir desenvolvê-las quando começar a redigir????

Inté a próxima!