sábado, 8 de janeiro de 2011

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO ASSISTENTE SOCIAL

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
 Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das
demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e
plena expansão dos indivíduos sociais;
 Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e
do autoritarismo;
 Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa
primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos
civis sociais e políticos das classes trabalhadoras;
 Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização
da participação política e da riqueza socialmente produzida;
 Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que
assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos
aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão
democrática;
 Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito,
incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos
socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
 Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes
profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas,
e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;
 Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de
construção de uma nova ordem societária, sem dominaçãoexploração
de classe, etnia e gênero;
 Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais
que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos
trabalhadores;
 Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à
população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da
competência profissional;
 Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem
discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero,
etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição
física.

Concursos ...

As Intituições públicas realizam concursos públicos para o provimento de diversas vagas. São empreendidos vários negócios que visam apenas lucrar com os concursos, desde as empresas contratadas para realizar a seleção, como os cursos preparatórios, as editoras de apostilas para concursos, tudo para que os "concurseiros" tenham que investir cada vez mais recursos para enfim ter um emprego.

Qanto aos Concurseiros, estes são pessoas de todos os níveis e graus de escolaridade que dedicam-se a estudar para passar num concurso público. Tem concurseiros de todas as idades, todos os níveis econômicos, desempregados os empregados que buscam um novo trabalho ou até mesmo que tem como "paixão" estudar para concursos. Seja por necessidade ou paixão, o fato é que a cada seleção pública que é aberta, avoluma-se o número de candidatos inscritos na busca por um emprego.

Para este ano, estimativas preveem vagas em diversas Instituições, seja as prefeituras municipais, órgãos e autarquias dos Estados da federação, concursos federais, nacionais, ... e não parece parar o número de editais publicados!!!!!

Apesar de contrária a essa lógica que enche os bolsos dos que lucram com o desemprego e a fragilidade dos vinculos trabalhistas que impulsiona milhares de pessoas para a quase " mega-sena" dos concursos públicos, estou-me vendo como saída também endossar esse número me inscrevendo em alguns desses concursos que abriram esse ano. Claro que todos almejam um cargo com garantias e estabilidade e eu atualmente sonho em conquistar uma vaga e poder exercer minhas profissão com afinco. Desafio é conseguir passar.

E que venham estes concursos!!!

Ano Novo

Pois é, 2011 chegou e as aflições desta quase Assistente Social também. Neste ano, estarei matriculada no último período do curso, o 8º. Se tudo der certo ( se não houver greve na Universidade, desastre, doença grave, ou qqer outro impedimento) estarei colando grau em 15 de agosto deste ano.

Devem imaginar o quanto isto é alegre e angustiante: alegre porque num país onde poucos jovens conseguem cncluir o ensino médio e segundo dados do MEC apenas 13,9% tem acesso ao ensino superior. Destes, apenas 11% estão em universidades públicas e eu posso dizer que faço parte desta minoria. E não é fácil... Mais valoroso que conseguir cursar o ensino superior de qualidade oferecido pelas Universidades públicas do país é conseguir concluir. Isto porque dentre os que se inserem num curso não é garantia de conclui-lo e são diversos os motivos da evasão escolar e não vou esmiuçá-los agora. Desafio encontra-se em cncluir o curso e ter o NADA pela frente: tornar-se profissional não é garantia de pleno-emprego, aliás, temos um exército profissional de reserva ns aguardando pois são poucas as vagas e muitos os desempregados. Será que vou conseguir me inserir num trabalho? E a precarização do trabalho? O desmonte do poder público, as privatizações, a terceirização? O Assistente Social encontrará emprego em meio a todas essas questões? Aliás, emprego ou trabalho? Servidor, funcionário, empregado ou terceirizado?

Muitas são as dúvidas e uma única certeza: Ser Assistente Social.