sábado, 4 de junho de 2011

uso dos acentos - Reforma ortográfica

Bem gente, se escrever é o nosso meio de comunicação, escrever bem é um dever, certo? Não seria prudente sair por aí escrevendo como se acha que deve, sem o cuidado e a atenção devida. Deem uma olhada aí nas dicas dos acentos que após a reforma ortográfia (a última do Português) saíram.

Ah, para quem tá escrevendo trabalhos por aí, não deixem de dar uma olhadinha!!!

Não se usa mais os acentos:
1.Ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (com acento tônico na penúltima sílaba).

ANTES AGORA
alcalóide alcaloide
alcatéia alcateia
andróide androide
apóia (verbo apoiar) apoia
apóio (verbo apoiar) apoio
asteróide asteroide
bóia boia
Coréia Coreia
celulóide celuloide
clarabóia claraboia
colméia colmeia
estréia estreia
Européia Europeia
heróico heroico
idéia ideia
jibóia jiboia
jóia joia
paranóia paranoia
platéia platéia

* Percebam que estes ditongos em português/ Brasil podem ter duas pronúncias: Abertos (que levavam acento) e fechados (tipo: Meu, apoio/ que não levavam acento). enquanto isso, os amigos de Portugal, falam todos com sonoridade aberta, logo, para eles era desencessário o uso do acento. Daí o porquê de ser abolido os acentos, beleza? Facilitaram para eles, que achavam os acentos inúteis, mas complicaram para nós, que teremos que conhecer as palavras para ao lê-las conseguirmos fazer a pronúncia correta.

Obs: As palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis continuam sendo acentuadas.

Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
2. No “i” e no “u” tônicos das palavras paroxítonas quando vierem depois de um ditongo.

ANTES AGORA
baiúca baiuca
bocaiúva bocaiuva
cauíla cauila
feiúra feiura
tuiúca tuiuca

Obs: Já nas palavras oxítonas, quando o “i” ou o “u” estiverem em posição final ou seguidos de “s”, o acento agudo permanece.

Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

3. No “u” tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.

4. Nas formas verbais terminadas em guar, quar e quir, quando forem pronunciadas com “u” tônico.

Exemplo:
verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem.

Já se os verbos terminadas em guar, quar e quir forem pronunciadas com o “a” ou “i” tônicos é necessário utilizar a acentuação.
Exemplo:
verbo enxaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem.

Mais informações? Deem uma olhada no site!
http://www.reformaortografica.net/acento-agudo/#ixzz1OLfr4PVl

Abraços a todos!!!

Sábado

Feliz. Foi o sentimento que tive durante o dia. Depois de muitas noites e manhãs diante do computador, em meio aos livros e sem ter tempo para nada, enfim pude calmamente ler o jornal, ouvir o rádio enquanto verificava e-mails.

Para não dizer que não escrevi, eis as linhas que digitei durante o dia: um "olá" para os amigos do Facebook e uma postagem para o blog. Apenas isto. É até estranho não fazer citações ou dizer conceituações, esclarecer, evidenciar fatos e transcrever a realidade.

Quinta-feira entreguei na reunião de orientação o capítulo 03, a introdução, as considerações finais, bilbliografia. Como já havia deixado os capítulos 1 e 02. Resta a professora ler agora tudo, na íntegra, fazer as considerações para que seja ajustada as partes e eu entregue a monografia para a banca avaliadora.

Aliás, ainda não decidimos quem me avaliará. Digo na terceira pessoa do plural porque eu não pensei em ninguém e a professora também não tem ninguém em mente para tal tarefa. Alguma sugestão???

Ah, nem conto! tô lendo um livro superlegal! é o "Saúde, Gênero e Violência" da professora Fátima Lucena. Aborda a questão das mulheres negras e pobres que usam o SUS e o Sistema de Saúde Pública francês, traçando um paralelo entre os dois países. #ficaadica!


Abraços a todos que acompanham o Blog.