terça-feira, 17 de maio de 2011

Faltam 33 dias....

Para a entrega da monografia para a banca... TENSA!!!!!

Dá uma dor só de imaginar as caras de reprovação dos que vão ler a monografia, se contorcendo por acharem que a monografia trata de um assunto tão "endógeno" da profissão ( ora, se eu não falar do trabalho profissional vou esperar o que? que os Médicos, os Magistrados, os Empresários venham sistematizar a nossa prática profissional???).

Vou ser taxada de tecnicista por muitos,
de ingênua por outros
( SErá? só por acreditar na humanidade, que é possível socializar ao invés de acumular pessoas num presódio?? por concordar com um futuro em que a justiça restaurativa estará presente ao invés deste amontoado de burocracia, carimbos, papéis...).

Claro que sempre tem quem discorde do que se pensa, mas é notório que existe uma maioria que sempre, idependente do que se faça, vão ser "do contra".

Aiaiai... Cresecer dói.

Também acredito que a feitura destes trabalho, assim como o de muitas colesgas de curso serão imortantes para problematizar estes novos espaços socioocupacionais da profissão. Mostrar a mediação entre o agir e a teoria, demonstrar os caminhos, desafios e críticas só fortalece e auxiliará os demais que atuarão nestes campos. Afinal, somos ou não profissionais que socializam as informações???

As vezes, me vejo remoendo todas as ofensas e palavras não-gratas ditas a mim nos últimos semestres. O semblante descrente, achando que atuar no judiciário é simplesmente corroborar com a coerção dos sujeitos, que somos meros auxiliares...

Não vou dizer que gostei das obeservações, mas foi querendo mostrar que, ao contrário, é possível fazer diferente que aceitei o desafio, talvez fosse mais fáacil mudar de estágio, fazer tudo o que é agradável aos olhos dos docentes... romper, desbravar, se virar sozinha... foi o caminho que escolhi.

Orientação? Não sei, não tive dos docentes que acompanharam o estágio obrigatório, contei comigo, com a supervisora de estágio (apesar de suas limitações humanas), com a minha companheira de estágio e com os livros.

Sim, li muito, mas isso não me fez ser medíocre ou uma mera "enclausurada no mundo das ideias". Me fez procurar decifrar este universo jurídico cheio de leis, decretos, normas para traduzir e fazer chegar do jeito mais fácil e acessível à população usuária.

Aliás, foi pelos usuários, por aqueles que se amontoam esperando o atendimento, que tem a sinceridade de narrar seus cotidianos e nos fazer penetrar pelo universo de múltiplas formas de exclusão que renovei minhas forças e busquei ir adiante, levantar a cabeça apesar do não apoio de alguns e persistir a estudar sobre a tema´tica.

Se valeu a pena?

Respondo citando Fernado Pessoa:

Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.


Abraços!!!

Vôte: um mês sem escrever!!!!

Pessoas!!!

Foi tanta coisa que aconteceu e eu esqueci de postar que só fazendo uma cronologia para compartilhar com vocês...

Friadão entre dias 21 a 24, nem pensem que fui passear, estudei muito para concurso (PNAS, LOAS, ECA, Estatuto do Idoso, SUS)

Bem, 24 de abril foi páscoa, não ganhei ovo de páscoa, mas comi o que meu irmão ganhou, hehehe

Recebi os dois capítulos para correção, vixe, fiquei passada!!! muitas coisas a refazer...

Entreguei o capítulo 03 em 05 de maio. ( estava terrível)

Nem vou entrar em detalhaes, mas continuo lambendo os capítulos todos, embora saiba que tenho que entregar tudinho para correção.

Ah, sobre 05 de maio, foi o maior fuá: a maré alta, período chuvoso e povo sem ter o que inventar... boataram que a tapacurá iria transbordar devido ao alto volume de água das chuvas, foi todos para a casa, corre-corre, desespero, caos no trânsito.... no twiter só deu Tapacurá nas postagens!!!

Em 08 de maio, dia das mães!presentinho de filha estagiária é sempre coisa simples... presentão p a mamãe mesmo é a filha passar em concurso para ter vida confortável.

na semana seguinte, cara no livro, melhor, na xerox e no ECA, estudar p prova da eletiva. Adivinha? Faltou luz. Tô começando a acreditar que é uma conspiração mesmo todas as quintas ter tumulto.

E na sexta, lá vou eu p o estágio... E tudo fechado... não é que Deus é Brasileiro e protege os estudantes?

Greve do TJPE, para reivindicarem pelo PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos)o Desembargador quer fazer do tribunal uma senzala, o povo não é bobinho não, aumento de carga horária só com aumento compatível, Excelência! Greve por tempo indeterminado!!!

Estagiários não tem direito a ter direitos, então nada de ir manifestar indignação na greve, ficar em casa estudando para ser servidor! Aproveitei para enfeitar a monografia, alterar, ajustar, revisar...

Bem, acho que é só...