domingo, 17 de abril de 2011

Aprender...

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. " (Leonardo da Vinci)

Nunca fui a uma aula para aprender a aprender. Alguém já foi??? Sempre somos cobrados enquanto estudantes que devemos aprender isso ou aquilo. Mas não nos dizem como se faz isso. Aliás, tem até quem tente dizer "massetes", "manhas", "dicas" de como se deve estudar, ou melhor, decorar fórmulas, frases, sentensas como se o conhecimento fosse assim: um simples reproduzir sem criticidade ou análise.

E assim vai se treinando não a aprender, mas a repetir...hoje se vê entre os alunos uma tendência ao plágio. copia-se, não se cita quem foi que disse, assumindo a autoria de textos de livros, artigos da internet, trabalhos de outros alunos...

Culpabilizam o estudante como um preguiçoso, um ser incapaz de ter ideias próprias ou tecer uma análise sobre um determinado tema. Mas será que a educação prepara os estudantes para isso? Já na Universidade, tive professores que desejavam dos alunos a pura e simples reprodução de conceitos, de leis, normas, como se decorar fosse suficiente para praticar.

Em contramão a essa minoria, seguiam outros Docentes que exercitavam (e como!) a capacidade de crítica, o debate aprofundado, a troca de experiência e viabilizavam o aprendizado. A estes cabia o dever ético e moral de elucidar aos "pupilos" que deveria ser produzindo um conhecimento e que caberia a cada um, mediante suas experiências e leituras tecer suas próprias conclusões, mediante seus caminhos.

Exercitar a mente para um novo processo às vezes traz algum desconformto no início. Mas proporciona coisas maravilhosas... de que nos adianta ser apenas "mais do mesmo", de forma pálida e imutável? Pensar o novo,construir e sistematizar. Ter opção de escolha, ao invés da prática tecnicista. Capacidade de crítica, num mundo em que se impõe...

Temos que aprender a aprender e logo, pois a voracidade dos tempos nos consome, a contemporaneidade é breve, é fulgaz, e não dá mais para ser um papagaio do que nossos professores teorizam.