segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

plágio acadêmico: O que é isso???



Olá pessoas!
No dia-a-dia dos estudantes está se tornando uma prática comum a apropriação de uma idéia de outro escritor quando se escreve um texto. Essa apropriação indevida, por não conter os créditos a fonte a qual se utilizou, é o plágio.

Engana-se quem acredita que alterar uma ou outra palavra pelo seu sinônimo de um trecho de uma obra e coloca-la no trabalho não é plágio... é o que se define por um plágio parcial.

Sobre o plágio integral, é aquele em que se copia "tim-tim por tim-tim" a ideia de outra pessoa, e o pior, não cita quem foi que disse.

Tem também outro tipo de plágio, talvez um que as pessoas por vezes não identifiquem que seja, mas é: O plágio conceitual, pois é configurado como aquele em que o estudante copia/ cita uma ideia de outro autor, mesmo que usando suas próprias palavras, mas não cita-o.

Aí vcs devem se questionar: Danosse! então como é para fazer um texto? Não sei como escrever mais nada, tudo é plágio!!!

Calma, muita calma. Inicialmente, deve-se escrever sobre o assunto com suas palavras. Claro que os estudantes escrevem a luz de um teórico, se leu algum livro, artigo, texto que "iluminou" seu raciocínio, cite- o como citação indireta.

Ex: Segundo BONDUKI (2002), o enquadramento do problema habitacional como uma questão social foi fundamental para justificar essa intervenção junto à sociedade e aos vários segmentos e agentes envolvidos na sua produção, comercialização e controle, assim como perante a ordem jurídica estabelecida.

ou, como foi feito aqui:
No Recife, conforme Cezar (1992), a questão da moradia apareceu como móvel de luta ainda em 1914, quando a Federação Operária de Pernambuco incluiu, entre as suas reivindicações, a construção de casas populares e o congelamento dos preços dos aluguéis.

Se você quer citar uma declaração do autor na integra, não tem problema: faça a citação, conforme as regras da ABNT, do que o autor disse, claro que você vai ter que nos parágrafos seguintes explicar.

NUNCA, mas NUNCA MESMO pense que o professor não vai perceber que você plagiou. O professor experiente percebe que aquela escrita não corresponde a escrita do aluno e por isso, vai checar... e plágio é crime com pena prevista em lei!

ah, para saber mais sobre o plágio, deem uma olhada nesta cartilha elaborada pela UFF. Tem linguagem clara e simples:
http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf

Abraços a tod@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário